sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Andebol: "Programação e Periodização do Treino"

Prof. Dr.António Cunha

Excerto de artigo publicado na última edição da Revista Treino Científico com o título: "Programação e Periodização do Treino."

"Dadas as dificuldades encontradas pelos treinadores, face ao modelo tradicional de periodização de Matveiev, no andebol impõe-se que a edificação da forma desportiva assente, por um lado numa base muito mais lata, considerando-se o atleta como um todo, e por outro num conhecimento cada vez mais específico da modalidade desportiva a que respeita, sob pena de se incorrer em graves erros metodológicos.  Face a longa duração do calendário competitivo e às suas características, parece ser mais vantajoso evitar as grandes oscilações, preconizando a adopção dos chamados patamares de rentabilidade em detrimento dos picos de forma, ajustando-se estes sobretudo às modalidades com um curto período competitivo tal implica a necessidade de uma organização próprio a do processo de treino anual, baseada numa distribuição regular das cargas de treino e competição, sem a presença marcada de etapas de grande intensidade e das etapas de baixa intensidade.
Frequentemente, quando se perspectiva a periodização do treino em Andebol, os factores dominantes da capacidade do jogo são pouco considerados, reduzindo-se todo o processo às repercussões das cargas no plano físico-atlético, o que induz uma intervenção pouco ajustada às exigências da modalidade.
Nesta perspectiva, impõe-se uma periodização adequada às exigências dos Jogos, dedicando-se uma atenção mais adequada à análise dos aspectos estruturais e funcionais da competição, para que, em função deles, seja possível sistematizar os objectivos e a natureza dos efeitos dos exercícios a propor aos atletas no processo de treino."



domingo, 11 de novembro de 2018

Uma mensagem de Rui Proença Garcia de que muito nos orgulhamos...


A carreira universitária é muito exigente. São diversas as tarefas que temos de executar. Uma delas é divulgar conhecimento. É talvez a tarefa que hoje mais ocupa e preocupa um professor universitário. Não basta publicar. É necessário escolher bem as revistas para submeter os artigos produzidos. Certamente que a Revista Treino Científico não ocupa um lugar de destaque na hierarquia das revistas. Não está escrita em língua inglesa, não se encontra “indexada”, nem é, como alguns dizem, científica. Por tal, para efeitos de avaliação de desempenho académico, publicar um artigo nesta Revista nada, mas mesmo nada significa. Porém, são poucos os números onde não está presente um artigo de minha autoria, e sinto-me orgulhoso por isso. Sim, orgulhoso porque sei que a capilaridade da Revista Treino Científico é bastante grande, chegando a um público, do Desporto que é também uma minha preocupação, que não tem acesso às grandes revistas, as tais em inglês, indexadas e científicas, muitas vezes com tiragens ínfimas, podendo assim tomar conhecimento de alguns temas que se desenvolvem na Universidade pelo e para o Desporto. Por outro lado, a Revista permite a quem está na Universidade saber o que se faz no campo desportivo, estabelecendo-se desta forma um
a íntima relação entre a teoria e a prática.
Sou um leitor compulsivo de todos os artigos da Revista. Leio sobre Treino, Medicina Desportiva, Direito, enfim, devoro toda a Revista a fim de perceber melhor o meio desportivo. E gosto do que leio. Se não fosse a Revista Treino Científico dificilmente teria um acesso tão rápido àquilo que se vai produzindo pelos especialistas e que divulgam para quem se encontra no terreno. É mesmo uma Revista dos e para os Profissionais.

Rui Proença Garcia

Revalidação TPTD

1 - Conforme o estabelecido pela Lei nº 40/2012, de 28 de agosto, em conjugação com Portaria nº 326/2013, de 1 de novembro, o Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) tem a validade de 5 anos, podendo ser revalidado por igual período, desde que sejam obtidas 10 Unidades de Crédito em ações de formação contínua devidamente certificadas pelo IPDJ e realizadas no período de vigência do título em questão.
2 - No próximo dia 2 de novembro de 2018 um número significativo de Treinadores verá o prazo de validade dos seus títulos terminado.
3 - Lembramos que os TPTD que na data de revalidação não tenham registadas as unidades de crédito necessárias, como estatuídas por Lei, passarão a ficar suspensas e, em consequência, os Treinadores impedidos de exercerem a sua atividade.
4 - Mais se informa que os TPTD deixarão de estar suspensos no momento em que sejam registadas as Unidades de Crédito necessárias à sua revalidação.
5 – O TPTD é um documento individual e não transmissível pelo que é da exclusiva responsabilidade do Treinador.
Solicitamos a todas as Associações  de Treinadores  que informem  os seus filiados deste Comunicado assim como a todos os Treinadores que ajudem a espalhar esta informação vital para a carreira do Treinador.
Aproveitamos ainda a oportunidade para divulgar: